Módulo 1 – AUTOCONHECIMENTO
• Palestra para integração e ambientação dos participantes. Título: Razões para a Automotivação (base teórica: livro “O 8º Hábito” de Stephen R. Covey).
• Como a inteligência emocional pode otimizar as relações interpessoais e a liderança de equipes?
• 7 diretrizes do Líder de Pessoas.
• Atividade prática: autoidentificação de traços de personalidade através do MBTI®.
Módulo 2 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
• Estudo da singularidade do indivíduo e sua hierarquia de valores.
• A variáveis na formação e manutenção de grupos.
• Os processos de Percepção e Julgamento nas relações profissionais.
• Elementos que fazem as Atitudes se transformarem em Comportamentos.
• Feedbacks para as atividades práticas do Módulo 1.
Módulo 3 – GESTÃO DO TEMPO
• Técnicas para levantamento e classificação de tarefas diárias (Diagnóstico individual).
• Técnicas para apoiar o estabelecimento de prioridades.
• Ferramentas para apoiar o Ritmo e a Persistência.
Módulo 4 – PLANEJAMENTO
• Condições e técnicas para Planejamento.
• Ferramentas de Análise e Diagnóstico (Diagrama de Ishikawa e Análise SWOT).
• Ferramentas para elaboração de Planos (5W2H e CANVAS).
• Atividade prática: elaboração de projeto com plano de ação.
Módulo 5 – DIREÇÃO (DELEGAÇÃO)
• Elementos da Comunicação e Feedback eficazes.
• Técnicas para reuniões curtas e produtivas.
• Contratos de Resultado para indivíduos e equipes.
• Feedbacks para as atividades práticas do Módulo 4.
Módulo 6 – CONTROLE
• A importância do Monitoramento e Controle.
• Como elaborar Indicadores de Performance (KPI´s)?
• Atividade prática: elaboração de painel de bordo em Excel para controle de indicadores.
Módulo 7 – PODER DE PERSUASÃO
• Variáveis existentes nas relações de Confiança. Tipos de Confiança.
• Discutindo Poder, Autoridade e Influência nas relações organizacionais.
• Técnicas para a Comunicação Persuasiva.
• Feedbacks para as atividades práticas do Módulo 6.
Módulo 8 – GESTÃO DE CONFLITOS
• As variáveis constituintes do conflito. Tipos de Conflito.
• Técnicas para diagnóstico de conflito dentro das organizações.
• Estratégias para criar conflitos funcionais.
• Estratégias para gerir/solucionar conflitos disfuncionais.
• Atividade prática: diagnóstico de conflito e encaminhamento de solução.
Módulo 9 – ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
• Classificação de condutas morais (Moral, Amoral e Imoral).
• A Hibridez moral nas relações humanas e organizacionais.
• O empoderamento dos agentes como estratégia para resolver dilemas éticos do dia a dia.
• Feedbacks para as atividades práticas do Módulo 8.
Módulo 10 – MOTIVAÇÃO E GESTÃO DA MUDANÇA
• Expectativa de Papel e Avaliação de Performance.
• PDI – Plano de Desenvolvimento Individual.
• Palestra de Encerramento (tema negociado com contratante ou participantes).