SISTEMA DE GESTÃO DE RH - Assista o vídeo no YouTube: https://youtu.be/rBiPLoqsLJo
Passo 1 – Entenda para que serve o Setor de RH
Gestão de Pessoas serve para:
- Recrutar Pessoas: Divulgar as novas vagas (público interno e/ou externo), triar os currículos e convidar para a seleção.
- Selecionar Pessoas: Empregar técnicas para identificar os perfis dos candidatos à vaga e escolher ou indicar os candidatos mais aderentes ao perfil da vaga.
- Treinar Pessoas: Identificar as necessidades de Treinamento Técnicos ou Comportamentais e realizar programas para qualificação.
- Controlar remuneração: Acompanhar a execução correta de todas as rotinas relacionadas ao setor de Administração de Pessoal.
- Gerir benefícios: Gerir programas de benefícios, contatar fornecedores e prestar contas.
- Avaliar Desempenho: Aplicar técnicas para a medição do desempenho (produtividade e qualidade) dos colaboradores e elaborar relatórios periódicos de acompanhamento.
- Avaliar Saúde: Coordenar e Inspecionar programas de segurança e medicina ocupacional.
- Avaliar Clima: Mensurar níveis de satisfação dos colaboradores dentro das áreas e temas que a empresa considera pertinentes.
- Cuidar da convivência: Desenvolver políticas de conduta para as mais diversas situações, bem como instruir a empresa e acompanhar o cumprimento destas políticas e as respectivas penalidades.
- Gerir eventos e a comunicação: Planejar e Organizar a comunicação, bem como os eventos internos da empresa.
- Realizar mediação: Interface entre Empregado e Empregador, Líder e liderado, conflitos, atuando como mediador sempre com foco nos objetivos estratégicos da empresa.
- Ouvidoria: Acolher as demandas de todos os colaboradores e, após filtro de solução, encaminhar para a Liderança imediata.
- Municiar a diretoria: Elaborar relatórios periódicos sobre os resultados, custos e riscos dos indicadores relacionados às pessoas na organização.
Passo 2 – Compreenda a cultura da empresa
- Esteja próximo dos donos da empresa e conheça suas histórias e visão de mundo.
- Consulte o Planejamento Estratégico ou os objetivos de médio e curto prazo da empresa. Não se assuste se não tiverem nada disso.
- Identifique como a diretoria e os líderes tomam as decisões.
- Identifique os canais de comunicação (de comando e de feedback).
- Colha as expectativas dos gerentes em relação ao papel do RH na empresa.
Passo 3 – Faça descrição dos cargos e use um modelo que todos compreendam
- Se a empresa possui sistema de avaliação por competência, seja rigoroso na definição do grupo de competências para cada cargo.
- Cuidado para não colocar informações desnecessárias ou que podem causar conflitos.
- Faça uma descrição curta que capte missão do cargo, chame de descrição sumária.
- Faça a descrição das atividades com frases curtas muitos verbos, liste todas as atividades que o ocupante faz ou possa fazer.
- Crie um campo para colocar as responsabilidades do cargo. Resultados, Equipamentos, Informações...
- No formulário informe o cargo do superior imediato. Somente um.
- Comece pela descrição dos cargos do novo setor RH. É um bom momento para distribuir atividades e dimensionar a nova equipe.
- Colha assinatura da diretoria em todas as descrições.
Passo 4 – Elabore o Manual de RH
- Atualize e/ou elabore políticas de RH (O quê?, Por quê?, Quem?, Para quem? e Como?) Se atenha a todos os subsistemas. Exemplo: Política de Admissão, Promoção, Treinamento, Avaliação de Desempenho, Transferência de setor e outros. Se se sentir inseguro, não se preocupe, começe por Criar ou revisar o Manual de Condutas Éticas da empresa.
- Crie formulários.
- Divulgue bem as novas normas, procedimentos e os novos formulários, começando pela diretoria e concluindo com todo o quadro de colaboradores.
- Tenha paciência e persistência. Nem todos estão preparados para a mudança.
Passo 5 – Posicione-se
- Mexa-se. Sua sala não é seu único posto de trabalho. Seu posto de trabalho é toda a empresa. Visite os departamentos acompanhado de líderes e converse com as pessoas.
- Crie uma agenda positiva com os líderes.
- Execute os itens do passo 1 gradativamente. Não prometa algo que não tenha tempo ou autonomia cumprir.
- Compreenda seu papel e seja fiel à ele. Mesmo que às vezes pareça impopular perante o dono ou perante os empregados.
- Lembre-se, a última resposta é sempre do dono. Adapte sua linguagem para a linguagem da diretoria (resultados e números). Afinal, retóricas vazias e assistencialismo unilateral não levam a empresa a lugar algum.
SISTEMA DE GESTÃO DE RH - Assista o vídeo no YouTube: https://youtu.be/rBiPLoqsLJo
