Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. SÍMBOLOS POLÊMICOS E SEUS SIGNIFICADOS? - N5 Treinamentos

Clique para consultar nossas Soluções e Publicações

artigo3b

Dr. Langdon retorna às telas em out/2016 no filme “Inferno”, onde o protagonista visita a Itália e se envolve em mais uma aventura envolvendo símbolos ocultos e carteis corporativos. A curiosidade por decifrar os símbolos talvez seja um dos elementos que garantem o sucesso do filme.

O personagem criado por Dam Brown e interpretado no cinema por Tom Hanks é um professor universitário dedicado ao estudo dos símbolos. A saga já foi vista nas telas do cinema nos filmes “O Código da Vinci” e “ Anjos e Demônios”, onde o protagonista segue desvendando os significados de símbolos que eram secretos para a maioria dos apaixonados por mistérios.

Um símbolo pode ser qualquer coisa. Porque todas as coisas possuem um valor real, que é o objeto em si, e um valor simbólico. São exemplos de símbolos: bandeiras, medalhas, placas de trânsito, distintivos, números, letras, palavras e diagramas.

  • Símbolo: Aquilo que representa ou substitui algo. Do grego Simbólom (Sim = Afinidade, harmonização; Bólom = disco de cerâmica).

Na Grécia eram construídos discos de cerâmica com gravuras com o objetivo de garantir a segurança na troca de mensagens. O disco era partido ao meio onde uma parte ficava com o Rei e outra seguia com a caravana ou exército. Quando um dos lados queria se comunicar assuntos estratégicos, o mensageiro também levava a metade do disco para dar provas de que a mensagem anexa era confiável.

  • Paul Nodon: Os símbolos velam revelando... E revelam velando.
  • Carl Jung: O símbolo é a melhor expressão possível de um conteúdo inconsciente.
  • Ragon: O símbolo emite uma mensagem contínua assim como uma vela acesa emite uma prece luminosa.

O símbolo interage com cada um de nós, seu significado varia de acordo com nosso nível de conhecimento, entendimento e cultura. De acordo com Ouspensky (1982, p. 321)

É impossível a transmissão do sentido dos símbolos a um homem que não adquiriu primeiro uma compreensão deles dentro de si mesmo (...) O símbolo torna-se então para ele uma síntese de seu conhecimento e serve-lhe para expressá-lo e transmiti-lo, como serviu ao homem que o instruiu.

Os símbolos empregados para transmitir as ideias da ciência objetiva continham os diagramas das leis fundamentais do universo e transmitiam não só a própria ciência, mas mostravam igualmente o caminho para chegar a ela. Seguem abaixo os símbolos mais simples:

simbolo1

 simbolo2

simbolo3

simbolo4

Sabe-se quantos erros nasceram dos símbolos da religião, da alquimia e mais ainda da magia, para aqueles que os tomaram ao pé da letra e num só sentido. No entanto, a verdadeira compreensão dos símbolos não pode prestar-se à discussões. Ela aprofunda o conhecimento e não pode ficar teórica, para que possa intensificar os esforços que têm em visa resultados reais e a união do saber e do ser, isto é, com vistas ao Grande Fazer.

O conhecimento puro não pode ser transmitido; mas, se for expresso por símbolos, fica recoberto por um véu que, para aqueles que desejam ver e sabem como olhar, torna-se transparente.

Instagram: @douglasnoletooficial

 

compartilhar
douglasb5 
 Douglas Noleto
Consultor e Palestrante em empresas do setor privado e público; Administrador de empresas, Esp. em Gestão de Pessoas e Marketing (PUC-GO); Diretor da N5 Treinamentos; Experiência de 20 anos na área de RH; professor em pós-graduações; Coach; Pesquisador e Instrutor de Eneagrama; Grafólogo; Especialista em tecnologias para consultoria em RH.
glossario 
 Glossário da N5